quarta-feira, 14 de outubro de 2015

HISTÓRIA DE TUCANO



BANDEIRA DA CIDADE DE TUCANO
       

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO MUNICÍPIO

O MUNICÍPIO DE TUCANO QUE ESTÁ LOCALIZADO NO NORDESTE DO ESTADO DA BAHIA. LIMITA-SE COM OS MUNICÍPIOS: QUIJINGUE, BIRITINGA, RIBEIRA DO AMPARO, CIPÓ, ARACI, RIBEIRA DO POMBAL E NOVA SOURE. 



SEGUNDO DADOS DO IBGE (2010), O MUNICÍPIO É COMPOSTO DE UMA POPULAÇÃO RESIDENTE DE 52.418 PESSOAS, SENDO 21.958 PESSOAS RESIDENTES NA ZONA URBANA E 30.460 PESSOAS RESIDENTES NA ZONA RURAL. ESSE NÚMERO CONSIDERÁVEL DE PESSOAS RESIDENTES NA ZONA RURAL, EXPLICA-SE PELO FATO DE DESENVOLVEREM A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA, O QUE POSSIBILITA MELHORES CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA, VISTO QUE O MUNICÍPIO É CARENTE DE GRANDES EMPRESAS, NÃO OFERTANDO OPORTUNIDADES DE EMPREGOS E RENDA PARA A POPULAÇÃO.



 HISTÓRIA DE TUCANO



A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE TUCANO TORNOU-SE EVIDENTE GRAÇAS AOS ESTUDOS E PESQUISAS DO HISTORIADOR DESTE MUNICÍPIO, RUBENS ROCHA (1987), POIS, A PARTIR DE SUAS ANÁLISES E INVESTIGAÇÕES, PODE ESCREVER TRÊS LIVROS, QUE CONTAM UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE TUCANO.



MUNICÍPIO DE TUCANO, UM FILHO DA CASA DA TORRE



Imagens de Tucano/Bahia

CASTELO GARCIA D´ÁVILA OU CASTELO DA TORRE D GARCIA D´ÁVILA




A CIDADE DE TUCANO ENCONTRA SE LOCALIZADA NO “SERTÃO DO TOCÓS”. FAZ PARTE DE UMA REGIÃO COMPREENDIDA PELO POLÍGONO DA SECA. POSSUI COMO FONTES ECONÔMICAS A PECUÁRIA E AGRICULTURA, O ARTESANATO E O TURISMO. ORIGINOU SE ATRAVÉS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE GADO, NO PERÍODO DE DESBRAVAMENTO DO SERTÃO BAIANO.  OU SEJA, COM DESBRAVAMENTO DOS SERTÕES ARTICULOU SE FAZENDAS DE GADO QUE FORAM SE ESTABELECENDO COM BASE NA DOAÇÃO DE SESMARIAS.  PRINCIPALMENTE RUMO AO NORTE, TANTO QUE A PECUÁRIA COMEÇOU SER PRATICADA DENTRO DE POUCO TEMPO NO NORDESTE DA BAHIA. O LATIFÚNDIO DE GRANDE DESTAQUE FOI SEM DÚVIDA, O LATIFÚNDIO DE GARCIA D´ÁVILA, A CASA DA TORRE, LATIFÚNDIO ESTE QUE COMPREENDIA O  TERRITÓRIO DO QUAL  TUCANO FAZIA PARTE. E QUE, SEGUNDO O PROFESSOR  E  HISTORIADOR ALFREDO MATTA EM AULA, AFIRMOU QUE “A EXTENSÃO DO TERRITÓRIO DA CASA DA TORRE COMEÇAVA NO BAIRRO DA PITUBA EM SALVADOR, ATÉ O ESTADO DE PIAUÍ”. OU SEJA, O TERRITÓRIO TUCANENSE FAZ PARTE DAS TERRAS QUE FORAM DOADAS EM SESMARIAS A GARCIA D´ÁVILA.
A CASA DA TORRE CRIA UMA FORTE RELAÇÃO DE PODER, UMA RELAÇÃO SOCIAL TAMBÉM CONHECIDA COMO CORONELISMO, MAS QUE NÃO ERA FORMADA POR CORONÉIS E SIM POR BARÕES DA TORRE, OS QUAIS SE ASSEMELHAVAM COM VERDADEIROS SENHORES FEUDAIS. OS BARÕES DA TORRE DITAVAM AOS SEUS SUBORDINADOS O QUE ELES DEVERIAM FAZER. ESTE TIPO DE SOCIEDADE NA CASA DA TORRE CRIOU UMA RELAÇÃO DE FAVORECIMENTO, POIS QUEM É SENHOR É QUEM MANDA, QUEM NÃO É SÓ FAZIA O QUE OS SENHORES DA TORRE PERMITIAM. ASSIM, O CORONELISMO QUE SURGIU NA CASA DA TORRE GANHOU DIMENSÃO QUE SE ESTENDEU ATÉ SÉCULOS SEGUINTES. OS BARÕES POSSUÍAM SEUS SUBORDINADOS, OS ENCARREGADOS QUE ACABAVAM VIRANDO PROPRIETÁRIOS DE PROPRIEDADES DE TERRAS NA REGIÃO, CRIANDO SE CORONÉIS NA REGIÃO. ASSIM NESTA ÉPOCA, QUEM DETINHA PODER ERA QUEM DETINHA MAIS TERRAS NA REGIÃO.
A FORMAÇÃO DE LATIFÚNDIOS COMO O DA CASA A TORRE, PROPORCIONOU A CRIAÇÃO DA CLASSE MÉDIA DE CRIADORES DO INTERIOR, CONSOLIDANDO O POVOAMENTO DO SERTÃO, SEGUNDO O HISTORIADOR TUCANENSE RUBENS ROCHA ,  NESTE PERÍODO NOTAVA SE UM GRANDE ADIANTAMENTO JÁ ATINGIDO PELA CRIAÇÃO DE GADO NA REGIÃO, ASSIM MULTIPLICAVA SE MUITO RÁPIDO OS REBANHOS DE BOVINOS, ÉGUAS, JUMENTOS, OVELHAS, CABRAS E PORCOS, ESTABELECENDO ASSIM CURRAIS NO NORDESTE.  APROXIMADAMENTE NO ANO DE 1711, EXISTIAM MAIS DE 500 CURRAIS NOS SERTÕES DA BAHIA, POSSUINDO CERCA DE MEIO MILHÃO DE CABEÇAS DE GADO. O QUE PODE TER FACILITADO A INCORPORAÇÃO DO SERTÃO A VIDA COLONIAL DE TERRAS DE SESMARIAS.

SALVEM O RIO ITAPICURU

OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO COURO NO RIO ITAPICURU, EM TUCANO.

segue uma alerta para a necessidade de se investir em medidas de recuperação do rio Itapicuru mirim. Um rio de grande importância  para cidade e toda região, principalmente para os povoados localizados as margens do rio. 
A economia, certamente é um aspecto muito importante para o desenvolvimento de qualquer cidade, no entanto vale ressaltar a importância da preservação do meio ambiente. Ainda mais, quando se trata de uma cidade como Tucano, que faz parte do polígono da seca, e que sua população rural sofre muito com a incidência de secas. E por isso, vale repensar algumas práticas econômicas  em detrimento da poluição do rio Itapicuru.





GALERIA DE FOTOS: 
ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS DO MUNICÍPIO:
        

CALDAS DO JORRO



JORRINHO

BURACO DO VENTO




CACHOEIRA DO INFERNO










                                                   A BAHIA QUE A GENTE GOSTA- TUCANO.


                                                      
            HINO DA CIDADE DE TUCANO       

Nenhum comentário:

Postar um comentário